24/06/2015

Resenha Literária: Demi Lovato: 365 dias do ano ♡♡♡

| |

Informações

Título: Demi Lovato: 365 dias do ano
Saga/Livro Único: Livro único.
Data de Publicação: 2013
Autor(a): Demi Lovato
Editora: Best Seller
Páginas: 416
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰ (3 estrelas)

Sinopse

Demi Lovato - 365 Dias do Ano - Para a megaestrela Demi Lovato, a vida tem sido uma jornada — de conquistas impressionantes e perdas arrebatadoras. Cantora recordista de vendas, apresentadora de TV e atriz, ela enfrentou batalhas com a depressão e a dependência, tudo isso sem desistir de encontrar a felicidade e a si mesma. Demi compartilhou sua trajetória na mídia, nas letras de suas músicas e para seus 17 milhões de seguidores no Twitter. Esses tweets resultaram neste livro, uma obra em 365 insights honestos, esperançosos e impactantes. Aqui estão, nas próprias palavras de Demi, as citações que a inspiraram, assim como suas reflexões pessoais e seus objetivos. Demi Lovato — 365 dias do ano é para todos, em qualquer lugar, que precisem de conforto, inspiração e um motivo a cada dia para serem fortes em sua própria trajetória.

Resenha

 "7 de maio/ Objetivo: Escreva em um papel todas as coisas que lhe causam raiva e o queime."

O que falar sobre esse livro? Já que ele não tem "uma história" em si?

Eu não gosto de livros de auto-ajuda, não sou fã, acho que ler livros de auto-ajuda faz uma pessoa que "não está no fundo no poço" ficar "no fundo do poço". Eu me sinto muito deprimida lendo livros de auto-ajuda, porque sinto que minha vida está uma droga, não sei se isso é louca, mas eu não me sinto bem lendo auto-ajudas, realmente. E sim, falei muito auto-ajuda, mas quero que entendam que ler auto-ajuda não leva ninguém a nada, ajudar... ajuda, mas no fundo, no fundo só deixa as pessoas mais deprimidas, essa é a minha teoria e ponto. 

Demi Lovato: 365 dias do ano é o segundo livro de auto-ajuda que eu leio (o primeiro foi O Segredo, que é um livro muito bom, se esquecermos que é um livro de auto-ajuda e que demorei séculos para conseguir lê-lo inteiro e que ele me deixou com ressaca literária...) e embora tenha achado o livro muito bom, achei meio repetitivo. Vou explicar isso. 

Em cada pagina do livro, temos um dia do ano, uma frase, uma "explicação" pequena da Demi e o objetivo que ela tem com aquilo (aquela frase) ou uma pequena tarefa que ela nos passa para fazer todos os dias. Acho que esse é um livro legal para se ler uma pagina por dia, ler "certinho" sabe? Ler cada dia do ano do livro em cada dia do ano na vida, entendem? hahaha.

Como eu li tudo de uma vez e li vários "meses" (pensem em meses como capítulo, para entenderem melhor, certo?) por dia senti que o livro foi muito repetitivo, porque a Demi cita varias e varias vezes os problemas que ela teve, o tempo que levou para se recuperar e fala muito de bullying. Acho que ela não precisava ter falado tanto do assunto. E ela sempre tem um jeitinho de passar a mesma mensagem em todas as frases, em todos os objetivos, não importa sobre o que ela esta falando, eu tive sempre a mesma sensação de que a mensagem que ela queria passar, no fundo, era sempre a mesma e isso cansou um pouco. Ela podia falar sobre as coisas que ela passou e tal, mas falar uma vez e ponto, não acho que é necessário ficar voltando nisso toda hora, então para você, que está lendo uma pagina por dia, lendo beeem devagar, talvez não faça diferença, mas para mim, que li mais "rápido", li alguns "meses" durante um dia, achei desnecessário essa repetição e achei bem cansativa, por isso dei apenas três estrelas para o livro. 

Poderia ter avaliado com menos estrelas ainda, mas adorei muitas das frases e citações que encontrei nas paginas do livro, ela cita frases de Tupac, Lil Wayne, Marilyn Monroe, tem até uma frase do Eminem e de muitas outras pessoas famosas que eu não imaginava encontrar por ali. 

E, mesmo sendo repetitivo, o livro tem algumas "lições de vida" muito legais, Demi Lovato foi realmente alguém que teve muitos problemas e ela quer ajudar as pessoas que sofrem (com os mesmos problemas que ela e com outros problemas), ela é realmente uma pessoa boa (pelo menos é o que eu penso, o que eu consigo ver dela através do livro que ela escreveu) e acho muito bonito da parte dela se importar tanto com os outros e querer sempre ajudar. 

Enfim, não gostei tanto do livro porque não gosto de livros de auto-ajuda e na maioria das vezes me sinto mal lendo esse tipo de livro (não melhora minha situação, apenas piora), mas enfim, isso varia de pessoa para pessoa, embora não goste de auto-ajuda, gostei bastante das frases do livro, das citações e achei muito legal o modo como o livro foi montado, por dias/meses em vez de capítulos, achei criativo. Embora alguns concelhos sejam bem repetitivos e que ela as vezes diga sempre as mesmas coisas, achei alguns dos concelhos muito bons, marquei bastante coisa no livro e acho que da para se aproveitar muita coisa dele. É só ignorar que ele e um livro de auto-ajuda e seguir em frente :)
"23 de fevereiro: Seja estranho sem medo, porque o "normal" é um tédio!" 

Trechos do Livro

"7 de janeiro: Mude seus pensamentos, mude sua vida. - Lao-Tsé". — Página 21.

"7 de julho: Sou metade angústia, metade esperança. - Jane Austen." — Página 185.

"1 de janeiro/ Objetivo: Para este novo ano, crie um mantra que seja só seu. Todos os dias, olhe-se no espelho e o repita para si mesmo." — Página 15.

"26 de janeiro/ Objetivo: Cante bem alto hoje. Ria e dance como um bobo. Permita-se o que o faz feliz. Você merece!" — Página 40.

(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google) 

4 comentários:

  1. Olá, Carla!

    Todo mundo menciona esse livro, né? Até hoje eu não senti aquela vontade de ler, pois penso exatamente como você: Parece que vai deprimir ainda mais a pessoa. Mas já vi tanta gente fazendo resenha ou apenas contando sobre o livro dizendo que realmente ajudou... Então fico meio dividida. Adorei a sua resenha.

    Com carinho, Clara

    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, haha. É um livro bom, não vou negar que ele ajuda um pouco, mas sei lá, enquanto eu lia, me sentia mais desanimada do que animada. Acho que isso vai variar de pessoas para pessoal.
      Sei que é difícil quando vários blogueiros tem opiniões diferentes sobre livros que ainda não lemos, mas acho que cada um deve ler o que tem vontade.

      Excluir
  2. Olá, Carla. Nunca tive vontade de ler esse livro, apesar de ser muito comentado. Acho chato esse tipo de livro, e como você mesmo disso, não tem resultado em mim, acho que só deprime mais...
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar. Não me arrependo de ter lido o livro nem pretendo me desfazer dele, mas ele não mudou muita coisa na minha vida. Autoajuda é deprimente. Hahaha

      Excluir