18/05/2020

Resenha Literária: Inferno ♡♡♡♡

| |

Informações


Título: Inferno
Título Original: Inferno
Saga/Livro Único: As Aventuras de Robert Langdon (mas pode ser lido de maneira independente)
Data de Publicação: 20/05/2013 (Brasil) e 14/05/2013 (EUA)
Autor(a): Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 448 (Brasil)
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰ (4 estrelas)



Nada é mais criativo ou destrutivo do que uma mente brilhante com um propósito. 


Sinopse


No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.



Resenha


Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.

Mais uma vez iremos acompanhar Robert Langdon em uma de suas aventuras. Mas quem disse que essa será como as outras? 
Hospital. Dor de cabeça. Sem lembranças dos últimos dois dias. Palazzo Vecchio. Florença. Itália. 
Espera aí, Itália? 

Isso mesmo. Em Inferno, Robert acorda em um hospital na Itália, sem lembrança dos últimos dois dias e com um tiro na cabeça. Que maravilha, não? Além disso tudo, ele está sendo perseguido por várias pessoas que não conhece e o Consulado de seu próprio país lhe virou as costas.
Depois de um atentado contra sua vida no hospital, Robert foge com a jovem médica Sienna Brooks, que irá compartilhar essa aventura com ele. Estando na posse de um objeto macabro, os dois têm que seguir uma serie de códigos criados por uma mente brilhante, obcecada por Dante e pelo fim do mundo.
Eu adorei o livro, mas dos livros do Dan Brown que eu li (Anjos e Demônios, O Código da Vinci, O Símbolo Perdido e Inferno), Inferno é o livro do qual menos gostei. Eu amo a Itália, mas não conheço muito bem os lugares citados no livro. Uma das qualidade de Dan, que me confunde até o último fio de cabelo, é ser extremamente detalhista. Eu me perco fácil com muitos detalhes e a cada capítulo ele descrevia um lugar novo, isso me deixou um pouco perdida.

Eu sei muito bem que poderia ter pesquisado os lugares na internet, mas se fosse assim eu mais pesquisaria do que leria. Enfim.

Como Robert está sem memória e perdido durante grande parte do livro, eu me senti perdida por completo. E foi difícil "cair de cabeça" nesse livro, não me "conectei" rapidamente a ele como aconteceram com os outros livros.
O tema do livro é por si só um tanto assustador, e eu consigo ver uma ponta enorme de realidade nele, acho que isso me deixou um pouco... sei lá, estranha em relação a ele. Não sei definir isso. 
Quando os fatos foram revelados, não me senti muito surpresa, como me senti em O Símbolo Perdido, mas adorei o final do livro, quando tudo começa a se encaixar e começamos a descobrir a verdade. 

É um livro muito bom, eu garanto, tem seus defeitinhos (ser extremamente detalhistas, muita gente adora, mas eu fiquei meio perdida com os lugares descritos no livro; e ele é um pouco lento, demorei um tempo para "me prender" a esse livro), mas os defeitos a gente releva.

É um livro quatro estrelas, não foi meu favorito, mas é muito bom, com quotes incríveis. Quero mais aventuras com o Robert <3


Lembre-se desta noite, pois ela é o início da eternidade.



Trechos do Livro



"Deverás renunciar àquilo que mais amas, escrevera Dante sobre seu desterro. Eis a flecha primeira que lançará o arco do exílio. " — Capítulo 18, página 81.

"ABANDONAI TODA A ESPERANÇA, VÓS QUE AQUI ENTRAIS." — Capítulo 18, página 86.

"Mas, acredite, o fato de a mente humana não conseguir imaginar que algo vá acontecer não significa que seja impossível." — Capítulo 50 página 206.

"- Robert, achei que você estudasse história mundial.
- E estudo, mas o mundo é grande e a história é longa. Uma ajudinha seria bem-vinda. " — Capítulo 74, página 315.



Nenhum comentário:

Postar um comentário