22/05/2015

Long Live The King! / Sobre a Escrita

| |



Oi gente <3 Como vocês estão?
Vamo bora povo, direto ao post:

Me digam como não amar esse homem? Como não amar tudo o que ele escreve? Até sua lista de compras? 
Isso me faz lembrar que estou estreando um novo marcador chamado "Como não Amar?" onde vou falar sobre famosos que eu gosto muito e que acha impossível não amá-los. Só queria avisar porque eu sou meio maluca, vai que você não entender nada... e eu fico parecendo mais maluca ainda hahaha.

Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias com publicações em mais de 40 países. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo. (Segundo o Wikipedia porque minha memória não é tão boa assim para conhecer tão bem uma pessoa *-*).

Acho que de todos os livros que li até hoje, Sobre a Escrita do autor Stephen King é o mais bem escrito e sem duvidas o que mais me ajudou nesse minha vida de escritora. E sim, só li apenas um livro dele e já acho que ele é O Cara. Porque ele é mesmo, e duvido que alguém diga o oposto.
Com certeza lerei mais livros dele (apesar do tamanho, acredito que alguns sejam enormes, hahaha) para ter uma opinião um pouco melhor, afinal, ler um livro me fez amá-lo como escritor, mas isso não quer dizer que eu tenha uma detalhada e surpreendente opinião sobre Stephen King.

Existe um livro de contos escrito por ele que já está classificado como raro e custa cerca de R$ 300,00 e sim, eu ainda quero, desejo, preciso ler esse livro, espero um dia realizar esse sonho *-* (aceito ele de presente, hahaha).

 "A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta a ela."

Resenha: Sobre a Escrita


Título Original: On Writing
Páginas: 256
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰ (5 estrelas)
Favorito
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.

 "Coloque sua mesa em um canto e, todas as vezes que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio da sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário."

Esse livro é dividido em três partes: a primeira se chama Currículo e é onde ele conta varias coisas sobre a vida dele, desde a infância, como ele começou a ler, como ele começou a escrever, como enviava seus contos para revistas, como começou sua carreira de escritor e várias coisas legais e outras nem tanto sobre sua vida e as coisas que o levaram a ser quem é hoje.  
A segunda parte é, se eu não me engano, Caixa de Ferramentas e nessa parte ele compara a escrita com a caixa de ferramentas do tio, é algo incrível! As comparações são ótimas e é nisso que as dicas para a escrita começa!
A próxima parte, que eu não me lembro o nome (minha edição está emprestada no momento) ele começa, realmente, a dar as dicas e olha... Nunca li nada tão bom, é incrível, com certeza ajuda muito quem quer escrever! Esse livro foi minha salvação, realmente, acredito que com ele muita coisa vai mudar na minha escrita e na forma de vê-la (minha relação com as horas que passo escrevendo). 
Não tenho muito o que falar, o livro é basicamente isso: dicas sobre escrita, ele se resume nisso e só lembro para entender e amar Stephen King. 
Recomendo de verdade. 

 "Uma parte deste livro - ou, talvez, uma boa parte deste livro - é sobre como eu aprendi a escrever. A maior parte deste livro é sobre como escrever melhor. O resto, e talvez a melhor parte, é uma autorização. Você pode, você deve e se for corajoso o bastante para começar, você começará. Escrever é algo mágico, tanto quanto a água da vida ou qualquer outra arte criativa. A água é de graça, então, beba. Beba e sinta-se abastecido."

Livros

Essa é uma lista, se não me engano completa, de livros publicados do Stephen King, créditos ao Wikipedia pela lista.

Ficção

  1. 1974 - Carrie, a Estranha (Carrie)
  2. 1975 - Salem/A Hora do Vampiro (Salem's Lot)
  3. 1977 - O Iluminado (The Shining)
  4. 1978 - A Dança da Morte (The Stand)
  5. 1979 - A Zona Morta (The Dead Zone)
  6. 1980 - A Incendiária (Firestarter)
  7. 1981 - Cão Raivoso (Cujo)
  8. 1983 - Christine (Christine)
  9. 1983 - O Cemitério (Pet Sematary)
  10. 1983 - A Hora do Lobisomem (Cycle of the Werewolf)
  11. 1984 - O Talismã (The Talisman, escrito com Peter Straub)
  12. 1986 - It - A Coisa (It)
  13. 1986 - Conta Comigo (Count me)
  14. 1987 - Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
  15. 1987 - Misery/Angústia (Misery)
  16. 1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
  17. 1989 - A Metade Negra (The Dark Half)
  18. 1990 - A Dança da Morte (expandida) (The Stand: The Complete & Uncut Edition)
  19. 1991 - Trocas Macabras (Needful Things)
  20. 1992 - Jogo Perigoso (Gerald's Game)
  21. 1992 - Eclipse Total (Dolores Claiborne)
  22. 1994 - Insônia (Insomnia)
  23. 1995 - Rose Madder (Rose Madder)
  24. 1996 - À Espera de um Milagre (The Green Mile)
  25. 1996 - Desespero (Desperation)
  26. 1998 - Saco de Ossos (Bag of bones)
  27. 1999 - A Tempestade do Século (Storm of the Century)
  28. 1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil)
  29. 2000 - Andando na Bala ('Riding the Bullet' - no Brasil publicado como parte da coletânea de contos 'Tudo é Eventual')
  30. 2001 - O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
  31. 2001 - A Casa Negra (Black House, escrito com Peter Straub)
  32. 2002 - Buick 8 (From a Buick 8)
  33. 2005 - O Rapaz do Colorado (The Colorado Kid)
  34. 2006 - Celular (Cell)
  35. 2006 - LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
  36. 2008 - Duma Key (Duma Key)
  37. 2009 - Sob a Redoma (Under The Dome)
  38. 2010 - Blockade Billy (não publicado no Brasil)
  39. 2011 - Novembro de 63 (11/22/63 - A Novel)
  40. 2013 - Joyland (publicação no Brasil datada para agosto de 2015)
  41. 2013 - Doutor Sono (Doctor Sleep)
  42. 2014 - Mr. Mercedes (publicação no Brasil datada para 2016)(Primeiro livro da trilogia sobre Bill Hodges)
  43. 2014 - Revival (publicação no Brasil datada para novembro de 2015)
  44. 2015 - Finders Keepers (publicação nos EUA datada para 02/06/2015)(Segundo livro da trilogia sobre Bill Hodges)
  45. 2016 - Terceiro livro da trilogia sobre Bill Hodges (Ainda sem título e sem data de lançamento, a não ser o ano)
  46.  ???? - Terceira parte de 'O Talismã'. Durante a turnê de 'Revival', King revelou a possibilidade, que foi confirmada por Straub, de começarem a escrever a terceira parte em 2015. O livro pode estar pronto para ser lançado em 2016, mas não existe nenhuma data oficialmente publicada. (Mais informações)

Não ficção

  1. 1981 - Dança Macabra (Dance Macabre)
  2. 1988 - Nightmares in the Sky: Gargoyles and Grotesques (não publicado no Brasil)
  3. 2000 - Sobre a Escrita (On Writing)
  4. 2000 - Secret Windows – Essays and Fiction on the Craft of Writing (não publicado no Brasil)
  5. 2005 - Faithful: Two Diehard Boston Red Sox Fans Chronicle the Historic 2004 Season (não publicado no Brasil)

Livros de Contos

  1. 1978 - Sombras da Noite (Night Shift)
  2. 1982 - Quatro Estações (Different Seasons)
  3. 1985 - Tripulação de Esqueletos (Skeleton crew)
  4. 1990 - Depois da Meia-noite (Four Past Midnight)
  5. 1993 - Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II (Nightmares & Dreamscapes)
  6. 1997 - Six Stories (não publicado no Brasil)
  7. 1999 - Hearts in Atlantis (não publicado no Brasil)
  8. 2002 - Tudo é Eventual (Everything is eventual: 14 Dark Tales)
  9. 2008 - Ao Cair da Noite (Just After Sunset)
  10. 2010 - Escuridão Total, Sem Estrelas (Full Dark, No Stars)
  11. 2015 - The Bazaar of Bad Dreams (publicação nos EUA datada para 30/11/2015)

Serie A Torre Negra (The Dark Tower)

  • 1982 - A Torre Negra Vol. I - O Pistoleiro
  • 1987 - A Torre Negra Vol. II - A Escolha dos Três
  • 1991 - A Torre Negra Vol. III - As Terras Devastadas
  • 1997 - A Torre Negra Vol. IV - Mago e Vidro
  • 2003 - A Torre Negra Vol. V - Lobos de Calla
  • 2004 - A Torre Negra Vol. VI - Canção de Susannah
  • 2004 - A Torre Negra Vol. VII - A Torre Negra
  • 2012 - A Torre Negra - O Vento pela Fechadura 

Sob o pseudônimo de Richard Bachman

  1. 1977 – Fúria/Raiva (Rage)
  2. 1979 - A Longa Marcha/Caminhada da Morte (The Long Walk)
  3. 1981 - A Auto-Estrada (Roadwork)
  4. 1982 - O Concorrente (The Running Man)
  5. 1984 - A Maldição do Cigano (Thinner)
  6. 1985 - Os Livros de Bachman (The Bachman Books)
  7. 1996 - Os Justiceiros (The Regulators)
  8. 2007 - Blaze
É isso, espero que tenham conhecido pelo menos um pouco do Steve (apelido só para os íntimos) e sei lá, tenham ficado um pouco curiosos em relação a enorme lista de livros dele e resolvam ler algo. Me digam, o que acham do King? Já leram, pretendem ler?

(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google)

17 comentários:

  1. Olá, Carla! Eu nunca li um livro do Steve (haha, não sou íntima, buuut), a minha mãe já leu vários (todos da Torre Negra e mais alguns) e diz que é um ótimo escritor. Tem uma livro dele que estou louca pra ler, mas esqueci o nome DDD:

    Com carinho, Clara

    xx // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3 Tente ler, acho que você vai gostar, ele escreve muuuuito bem :)

      Excluir
  2. GENTE, esse ~jovem rapaz~ tem MUITOS MILHÕES DE LIVROS ESCRITOS, sério, sempre fico impressionada quando vejo títulos deles que eu não conhecia! Que lindo esse post, muito interessante <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como ele escreve tanto, hahahaha. Muito obrigada :)

      Excluir
  3. O Stephen King é demais! As obras dele são incríveis, tem até algumas nessa lista que eu amava e nem sabia que eram dele.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lista em. Eu nunca li nada do autor por medo mesmo kkkk mas esse ano eu pretendo superar esse medo e ler pelo menos 5 livros do autor.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Ele tem alguns livros que não são de terror, mas eu sou suspeita para falar porque só li Sobre a Escrita, hahaha, também tenho medo de terror.
      Somos dois, vamos cumprir essa meta!

      Excluir
  5. Eu nunca fiquei tão surpreendida em ler uma postagem, como ele fez todos esse livros? Como ele escreve rapido! Parabens ♥
    Eu penso em escrever muito nesta vida, escrever é barato e é como uma viagem! Eu penso, e vou ler esse livro, preciso nem que eu empreste! Eu quero mesmo ler, e fiquei louca: 300 reais?

    Beijos http://valentinices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?! Ele é um gênio!
      Sobre a Escrita é muito bom mesmo, você vai amar. E sim, 300 reais hahahaha, o nome do livro é Depois da Meia-Noite, preciso lê-lo :3

      Excluir
  6. Nossa o cara escreve para caramba hein que lista grande, com toda certeza é notável o talento dele
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como não amá-lo? Adoro...

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu estou bem, obrigado. ^-^ Adorei a ideia do "Como não Amar?", você poderá apresentar suas paixões para que possam, talvez, se tornar também nossas.

    É difícil alguém não o conhecer por nome, não é? Faço parte do grupo que conhece o nome, mas não as obras. Conheço alguns títulos, mas nunca cheguei à ler, de fato. Eu amo analogias e se bem entendi, o autor é cheio delas.

    "Escrever é algo mágico, tanto quanto a água da vida ou qualquer outra arte criativa. A água é de graça, então, beba. Beba e sinta-se abastecido." O momento em que esta citação fala mais sobre mim do que qualquer pessoa já disse. ♥

    Ele, por acaso, é autor de um dos meus traumas de infância. Pennywise, ou "A Coisa", se preferir. Tenho dezesseis anos e morro de medo de palhaços por conta de um personagem criado por esse cara e ainda consigo admirá-lo. Haha!

    Adorei o post e não vejo a hora de ver a próxima atualização do quadro.

    Carinhosamente, Jheni.
    *e m p i r e k a w a i i & q u i n z e o u t o n o s*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Realmente esse nome é muito conhecido hahaha.
      Essa citação é maravilhosa <33
      Não tenho medo de palhaços, mas sei lá, talvez isso mude depois de ler o livro, hahahhaha.
      Provavelmente logo esse quadro vai ser atualizado <33

      Excluir
  9. Esse homem me surpreende cada vez mais. Quero muito ler "Carrie, a estranha" desde que assisti as adaptações *-*

    Beijos,
    Lara.

    www.mileumahistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir