05/05/2015

5 em 1: Resenhas Percy Jackson e os Olimpianos

| |
Não sabia como fazer essa resenha, já que amei Percy Jackson e os Olimpianos e queria fazer algo bem legal, no final não consegui pensar em nada. Para variar, hahaha. 
Primeiro eu pensei em fazer uma resenha para cada livro, como sempre faço, mas resolvi escrever essa resenha, da saga toda, assim fica mais fácil falar dos livros e não esquecer nada.

ALERTA SOBRE SPOILER: Provavelmente terá spoilers, porque na resenha de um livro, terá um spoiler do livro anterior.

"Certa vez, depois que ela me fez apagar as respostas em artigos livros de exercícios de matemática até meia-noite, disse a Grover que achava que a sra. Dodds não era gente. Ele olhou para mim, muito sério, e disse:
— Você está certíssimo."

O Ladrão de Raios

Título Original: The Lightning Thief
Páginas: 387
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia Antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
"Grover não disse nada por algum tempo. Então, quando achei que ele ia me brindar com algum comentário filosófico profundo para me fazer sentir melhor, ele disse:
— Posso comer sua maçã?"

O Mar de Monstros


Título Original: The Sea of Monsters
Páginas: 286

Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)

Favorito ♥

O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.
"O touro deve ter ficado tão surpreso quanto eu, porque antes que pudesse exalas uma segunda erupção Tyson cerrou os punhos e golpeou a cara dele.
— VACA MALVADA!"

A Maldição do Titã 

Título Original: The Titan's Curse
Páginas: 316
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
Favorito ♥

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.
Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.
"— Então você sabe surfar muito bem, não é?
Olhei para Grover, que fazia um grande esforço para não rir.
— Puxa, Nico — disse eu. — Na verdade, nunca tentei. "

A Batalha do Labirinto 


Título Original: The Battle of the Labyrinth
Páginas: 367

Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)

Favorito ♥

O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão - deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.
"— Não foi culpa sua, irmão. Cronos não é bom para explodir. Da próxima vez, vamos usar mais bombas."

O Último Olimpiano 


Título Original: The Last Olympian
Páginas: 384
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã.
Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.
Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?
" — Com grandes poderes... vem uma grande necessidade de tirar um cochilo. Mas tarde você me acorda, o.k.?"

Resenha

Em março eu li todos os livros de Percy Jackson, um seguido do outro, e quanto mais eu li, mais eu queria ler. Fazia um bom tempo que um livro não me prendia a atenção desse jeito. 
O que falar de Percy Jackson?!

Primeiramente eu queria dizer a todos que ainda não entenderam: PJ não é um livro de história (ou livros de história, no plural, enfim)! É um livro infantil sobre mitologia grega, não um livro de história sobre mitologia grega. Então se está procurando algo profundo e super explicativo sobre mitologia grega, procure um livro de história e pare de criticar PJ.
Quero começar falando isso porque vi em um monte de resenhas negativas de PJ que as pessoas não gostam dos livros porque eles não "se aprofundam" na mitologia grega e "são superficiais" nesse assunto. De novo: PJ não é um livro de história, então dê um tempo!

Acho os livros de PJ maravilhosos, a maioria está entre os meus favoritos! O Ladrão de Raios é incrível, tem um capitulo com a Medusa, quem leu sabe de qual estou falando, e esse é meu capitulo preferido! E eu assisti a adaptação desse livro. QUE FILME HORRÍVEL! O filme em si é muito bom, mas se for para comparar os dois... por favor! Que filmezinho de merda! Não tem quase nada a ver com o livro! Nada.
O Mar de Monstros... a O Mar de Monstros! Eu gosto muito de todo o mistério do Triângulo das Bermudas, então dá para entender que eu ia gostar muito desse livro, logo de cara. Amei o Tyson e todo o jeitinho dele. É muito fofo! A Maldição do Titã... que livro! Eu adorei, adorei e acho que até amei a Ártemis! Que deusa! Eeeeee: não podemos esquecer de Nico di Angelo! O que falar do Nico? Acho que ainda não existem palavras para expressão meu amor por esse personagem! A Batalha do Labirinto: em questões de labirinto... esse livro me chateou um pouco, eu sempre imagino labirintos de outro jeito, mais perigosos, mais assustadores, mais... sei lá. Mais. Estão esse labirinto não me atraiu muito. Mas esse livro foi sem duvidas meu favorito pelo (por quem?! Tentem não adivinhar!) Nico di Angelo! Geeente, eu amei esse menino. Queria que Pernico fosse um casal nos livros mesmo, porque sério. Seria perfeito. O Último Olimpiano: final de saga mais perfeito não existe. Eu ainda não acredito que terminei Percy Jackson e os Olimpianos, aquele final não foi bem um final. Por isso gostei tanto dele. Porque não me senti mal lendo ele, com aquele sentimento "que droga, acabou". Com aquele final eu senti que haveria uma continuação e isso aliviou meu coração (estou rimando, hahaha) de um jeito tão bom, ainda não caiu minha ficha que acabou! Eu adorei esse último livro, é realmente muito bom! E o romance de Percy com Annabeth não é tão ruim assim (a maioria sabe que eu não sou muito fã dela... nem do Percy na verdade. Sou fã mesmo é do Nico, se por acaso alguém ainda não percebeu. ~ironia, hahaha). Gostei do modo como Rick escreveu esse romance. Não sei explicar, eles não são um casal grudento, nojento, com necessidade de ficar junto e sempre se pegando. Então, está valendo.
No geral, não tem como não gostar de PJ, eu amei os livros, não sei porque demorei tanto para ler <3

Trechos dos Livros


O Ladrão de Raios

"Um troféu empoeirado na parede parecia ser uma cabeça de serpente gigante, mas com chifres e uma arcada completa de dentes de tubarão. Uma placa dizia: CABEÇA N. 1 DA HIDRA, WOODSTOCK, N.Y., 1969"

O Mar de Monstros

"Alguma vez você já chegou em casa e encontrou seu quarto todo bagunçado? Como se alguma pessoa prestimosa (oi, mamãe!) tivesse tentado "arrumá-lo" e, de repente, você não consegue encontrar mais nada? E, mesmo que nada esteja faltando, tem aquela sensação arrepiante de que alguém andou olhando suas coisas e limpando tudo com lustra-móveis que cheira a limão?"

A Maldição do Titã

"— E então? — perguntou Annabeth. — Hã, quem eu devo tirar para dançar? - Ela me deu um soco na barriga.
— Eu, Cabeça de alga. 
— Ah. Ah, está bem." — Capítulo 1, página 20 

"— Uau — murmurou Thalia. — Apolo dá até calor. 
— É o deus-sol — afirmei.
— Não é disse que estou falando. " — Capítulo 4, página 54.

"Os cavalos-marinhos são muito fortes, mas não tem mãos, e não são (shiii!) lá muito inteligentes." — Capítulo 8, página 121.

A Batalha do Labirinto

"Nico tinha apenas dez anos, ou talvez onze agora, mas parecia mais velho. Seu cabelo crescera. Estava desgrenhado e quase lhe chegava aos ombros. Os olhos eram escuros. A pele cor de oliva estava mais pálida. Ele usava jeans preto rasgado e casaco estilo aviador surrado vários tamanhos acima do dele, com o zíper aberto, sobre uma camisa preta. Seu rosto estava sombrio, os olhos, um tanto selvagens."

O Último Olimpiano 

"Nico estava boquiaberto.
— Você acaba... com uma espada... você acaba...
—Acho que essa coisa do rio funcionou. 
— Ah, puxa! — disse ele sarcasticamente. — Você acha?"

(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google)


2 comentários:

  1. Sou apaixonada por livros e filmes assim, nem posso descrever como gosto!
    Claro, adoro outros livros, mas assim, eu gosto mais ♥ Adorei as resenhas, mas realmente o livro que eu mais gostei foi o A Maldição Do Titã, depois desse eu gostaria mesmo de ler O Ultimo Olimpiano ♥ Adorei como você descreveu ♥

    Beijos http://valentinices.com

    ResponderExcluir