Informações
Título: Tristão e IsoldaTítulo Original: Tristão e Isolda
Saga/Livro Único: Livro Único.
Data de Publicação: 2010
Autor(a): Helena Gomes
Editora: Berlendis & Vertecchia
Páginas: 231
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
Favorito ♥
Sinopse
Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.
Resenha
Belíssima!!
Quem disse que Tristão e Isolda era a mais bela história de amor de todos os tempo: estava totalmente (T-O-T-A-L-M-E-N-T-E) certo.
Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, e a princesa irlandesa Isolda. Acho que essa é a resenha mais difícil que escrevo até hoje (lado a lado com em dificuldade com a resenha de Peter Pan) porque quanto mais eu gosto de um livro, mas dificuldade eu tenho em falar sobre ele, porque quanto mais a gente ama uma coisa, menos conseguimos falar dela.
Falando dos personagens principais: Isolda nunca foi e nunca será minha protagonista preferida, estou (como diz o povão) cagando e andando por ela (quero usar essa linguagem mesmo, hahahha, não vejo outra expressão que se encaixe melhor). Isolda é uma personagem bem complicada, na minha opinião, eu não saberia conviver com uma mulher como ela, na maior parte dos livros (não só nessa adaptação, mas nas outras de Tristão e Isolda também) acho ela bem chata.
Já com Tristão a história é completamente outra: sou loucamente apaixonada por esse cavaleiro! Sua personalidade, seu amor pela magia... cada mínima coisinha nele me encanta.
O cavaleiro que mata gigantes, dragões, entrega a princesa amada para ser esposa do tio, enfrenta a morte, venenos, é quase queimado em uma fogueira e... ama incondicionalmente uma ingrata Isolda sob ou não o efeito de uma poção do amor é sem duvidas o cavaleiro mais incrível de todos os tempos.
Existe um filme com esse título (a ilustração do post é desse filme), mas eu detestei. De verdade, eu detestei esse filme.
O filme Tristão e Isolda não é uma adaptação do livro Tristão e Isolda de Helena Gomes, é uma adaptação da lenda de Tristão e Isolda e de outros livros com esse título, então eu tenho que levar isso em conta. Mas depois de ler esse livro maravilhoso, não consegui gostar do filme. Sem chances.
Esse foi o primeiro "livro grosso" que eu li na vida, mesmo com suas 231 páginas, eu nunca tinha lido nada tão grosso. Desde a primeira vez que li, me encantei pela história, sinta raiva do final, mas depois aceitei. Reli esse livro inúmeras vezes, sem perder o amor por ele. Esse ano, depois de um bom tempo sem reler, reli e, mesmo tento lido muitos outros livros (alguns, tenho que admitir, melhores) Tristão e Isolda não perdeu seu encanto.
Trechos do Livro
Clique para ampliar
(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google, menos as últimas que foram tiradas por mim)
Oi, tudo bem? Eu nunca li mas já estou louca pra ler. Amo livros deste tipo. Você disse que tem dificuldade pra resenhar um livro que gosta muito, nem reparei, pois a resenha ficou maravilhosa.
ResponderExcluirBeijos, amei seu blog <3
http://o-hyeah.blogspot.com.br/
Muito obrigada <33 Eu achei que deveria ter falado bem mais desse livro, mas já que você nem reparou nisso, fico feliz.
ExcluirEu gosto de contos (livros) assim, acho que é divertido ver algo e acreditar no possível amor. Mas eu acho, também, que essa Isolda deve ser chata mas fazer o que? É a personagem né?
ResponderExcluirMeu livro mais grosso esta sendo o FanGirl (400 e tantas paginas, 34 capitulos eu acho) mas ele esta sendo perfeito, eu nunca me apaixonei tanto por um livro ♥
Beijos http://valentinices.com
Meu livro grosso do momento é Simplesmente Acontece, *-----* que tijolinho mais fofo <3 Não li FanGirl, mas deve ser muito bom.
ExcluirParece ser um livro bem fofo!
ResponderExcluirBjs
http://achadosdamila.blogspot.com.br/
É mesmo *O*
ExcluirQue bonito tem desenhos no livro e é sobre princesa também, que fofo ♥
ResponderExcluirAh, é você mesma alí na foto do perfil? Achei lindaaa!
http://heyimwiththeband.blogspot.com/
É muito fofo mesmo <33
ExcluirQuem dera se fosse eu *O* é linda mesmo.