31/05/2015

Resenha Literária: Tristão e Isolda ♡♡♡♡♡ ♥

| |

Informações

Título: Tristão e Isolda
Título Original: Tristão e Isolda
Saga/Livro Único: Livro Único.
Data de Publicação: 2010
Autor(a): Helena Gomes
Editora: Berlendis & Vertecchia
Páginas: 231
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
Favorito ♥


Sinopse

Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

Resenha

Belíssima!! 
Quem disse que Tristão e Isolda era a mais bela história de amor de todos os tempo: estava totalmente (T-O-T-A-L-M-E-N-T-E) certo. 

Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, e a princesa irlandesa Isolda. Acho que essa é a resenha mais difícil que escrevo até hoje (lado a lado com em dificuldade com a resenha de Peter Pan) porque quanto mais eu gosto de um livro, mas dificuldade eu tenho em falar sobre ele, porque quanto mais a gente ama uma coisa, menos conseguimos falar dela.

Falando dos personagens principais: Isolda nunca foi e nunca será minha protagonista preferida, estou (como diz o povão) cagando e andando por ela (quero usar essa linguagem mesmo, hahahha, não vejo outra expressão que se encaixe melhor). Isolda é uma personagem bem complicada, na minha opinião, eu não saberia conviver com uma mulher como ela, na maior parte dos livros (não só nessa adaptação, mas nas outras de Tristão e Isolda também) acho ela bem chata. 

Já com Tristão a história é completamente outra: sou loucamente apaixonada por esse cavaleiro! Sua personalidade, seu amor pela magia... cada mínima coisinha nele me encanta.
O cavaleiro que mata gigantes, dragões, entrega a princesa amada para ser esposa do tio, enfrenta a morte, venenos, é quase queimado em uma fogueira e... ama incondicionalmente uma ingrata Isolda sob ou não o efeito de uma poção do amor é sem duvidas o cavaleiro mais incrível de todos os tempos. 

Existe um filme com esse título (a ilustração do post é desse filme), mas eu detestei. De verdade, eu detestei esse filme.
O filme Tristão e Isolda não é uma adaptação do livro Tristão e Isolda de Helena Gomes, é uma adaptação da lenda de Tristão e Isolda e de outros livros com esse título, então eu tenho que levar isso em conta. Mas depois de ler esse livro maravilhoso, não consegui gostar do filme. Sem chances.

Esse foi o primeiro "livro grosso" que eu li na vida, mesmo com suas 231 páginas, eu nunca tinha lido nada tão grosso. Desde a primeira vez que li, me encantei pela história, sinta raiva do final, mas depois aceitei. Reli esse livro inúmeras vezes, sem perder o amor por ele. Esse ano, depois de um bom tempo sem reler, reli e, mesmo tento lido muitos outros livros (alguns, tenho que admitir, melhores) Tristão e Isolda não perdeu seu encanto.

Trechos do Livro

Clique para ampliar


(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google, menos as últimas que foram tiradas por mim)

8 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Eu nunca li mas já estou louca pra ler. Amo livros deste tipo. Você disse que tem dificuldade pra resenhar um livro que gosta muito, nem reparei, pois a resenha ficou maravilhosa.
    Beijos, amei seu blog <3
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <33 Eu achei que deveria ter falado bem mais desse livro, mas já que você nem reparou nisso, fico feliz.

      Excluir
  2. Eu gosto de contos (livros) assim, acho que é divertido ver algo e acreditar no possível amor. Mas eu acho, também, que essa Isolda deve ser chata mas fazer o que? É a personagem né?
    Meu livro mais grosso esta sendo o FanGirl (400 e tantas paginas, 34 capitulos eu acho) mas ele esta sendo perfeito, eu nunca me apaixonei tanto por um livro ♥

    Beijos http://valentinices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu livro grosso do momento é Simplesmente Acontece, *-----* que tijolinho mais fofo <3 Não li FanGirl, mas deve ser muito bom.

      Excluir
  3. Parece ser um livro bem fofo!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bonito tem desenhos no livro e é sobre princesa também, que fofo ♥
    Ah, é você mesma alí na foto do perfil? Achei lindaaa!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fofo mesmo <33
      Quem dera se fosse eu *O* é linda mesmo.

      Excluir