01/06/2015

Resenha Literária: ♡♡♡♡♡ ♥

| |

Informações

Título: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Saga/Livro Único: Livro Único
Data de Publicação: Edição publicada pela Zahar em 2012, mas a história original publicada em 1911 (Peter e Wendy)
Autor(a): J.M. Barrie
Editora: Zahar
Páginas: 224
Avaliação por Estrelas: ✰✰✰✰✰ (5 estrelas)
Favorito ♥




Sinopse

"Todas as crianças crescem, menos uma." Como pó de fada, há cem anos estas palavras transportam os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, crocodilos, sereias, o Capitão Gancho e seus piratas... Um dos mais populares clássicos infantis, Peter Pan é uma história que, como Alice no País das Maravilhas, une gerações, contagiando também adultos com sua energia, imaginação e um enredo que permite diversos níveis de interpretação.

Resenha

Segunda (estrela) à direita, e direto até amanhã de manhã.
- Pan, quem e o que é você? - perguntou o capitão com a voz rouca.
- Eu sou a juventude, eu sou a alegria - respondeu Peter num impulso. - Sou um passarinho que furou a casca do ovo.
O que dizer sobre Peter Pan? Quando tudo o que sentimos por ele é simplesmente inexplicável? Quem nunca quis voar, ir para a Terra do Nunca, conhecer Sininho e os Meninos Perdidos, enfrentar o Capitão Gancho e seus piratas cruéis, quem nunca quis saber as horas consultando um crocodilo, que tinha engolido um relógio e quem nunca quis ser sempre criança?
Peter Pan mexe com a nossa imaginação e com a parte mais intima de nossas almas, é impossível tentar explicar o inexplicável.

No começo, somos apresentados a família Darling. Sra. Darling, uma mulher incrível, mãe maravilhosa e dona de um beijo escondido que ninguém conseguiu, ainda. Sr. Darling que faz contas para tudo, planeja tudo e pensa muito no que os vizinhos dirão dele. Wendy que é a primeira filha do casal e quando nasceu, sua mãe ficou muito feliz, mas seu pai fez inúmeras contas para saber se poderiam ficar ou não com ela. Assim foi com os outros filhos do casal.

Sra. Darling descobre que os filhos pensam em Peter Pan enquanto, em um dia, quando está arrumando os pensamentos deles. Só lendo o livro para entender como ela faz isso, hahaha. Nos tempos atuais é bisbilhotar, ser incherido, mas eu achei fofo, o modo como as mães arrumavam os pensamentos dos seus filhos no livro.

Quando Peter volta para buscar sua sombra, (parte clássica) conhece Wendy, o pedido mais esperado do livro é feito: Wendy pode ir para a Terra do Nunca e ser a mãe de Peter e dos meninos perdidos. É claro, ela não recusaria nada do que lhe foi oferecido por Peter e nossa aventura começa, com Wendy, Peter, João, Miguel e os Meninos Perdidos.

Sereias, índios, piratas, fadas e toda a magia que esse livro pode oferecer.

A coisa mais fofa no livro é o amor que todos eles tem pelas mães, Peter sempre nega isso, mas eu acredito que ele também queira uma mãe e que todo seu ódio por mães seja porque a sua trancou a janela e o substituiu quando ele queria que ela ficasse esperando por ele. Todos os meninos perdidos tem um carinho muito grande por suas mães e Wendy, que é levada para lá, para ser a mãe deles.

Peter Pan nos ensinou a voar, nos levou a Terra do Nunca, se divertiu conosco quando eramos crianças, mas como nós um dia crescemos e acabamos esquecendo dele, ele também nos esquece e começa outras aventuras.
Não foi a arrogância de Peter que me deixou um pouco triste. Ele é arrogante. Demais e isso é muito bem descrito e o autor menciona bastante o quanto esse pequeno garoto é arrogante e que para ele faz de conta e realidade são a mesma coisa. O que me deixou muito triste foi: Peter se esquece muito rápido das coisas.

Durante a viagem a Terra do Nunca, que durou alguns dias, ele, às vezes, se esquecia de Wendy e no final do livro se esqueceu quem foi Gancho e o pior: se esqueceu de Sininho, para mim, isso foi de chorar. Sem contar a melancolia que senti quando Wendy cresceu, mas é um livro incrível, e eu jamais conseguiria explicar tudo o que eu sinto por ele. E claro, como meu amor pelo livro é imenso, quando ele acaba... o sentimento de vazio é inevitável. 

Amo o Peter com a sua arrogância, todos os seus dentinhos de leite e até mesmo com sua perda de memória, amo a Terra do Nunca e deixaria minha janela aberta todas as noites, mesmo já tendo crescido mais do que deveria.

Enfim, já escrevi demais, Peter Pan é incrível, uma leitura maravilhosa, fácil e mesmo que tenha lido não faz muito tempo, quero reler <3















Trechos do Livro

"- A única coisa que eu me lembro da minha mãe - contou Bico - é que ela sempre dizia para o meu pai: "Ai, como eu queria ter meu próprio talão de cheques!" Eu não sei o que é um talão de cheques, mas ia adorar dar um para a minha mãe" — Capítulo 5, página 89. E eu, chorando eternamente com essa frase linda.

"- Como você faz? perguntou João, massageando o joelho.
Era um menino bastante prático.
- Você tem que pensar em coisas boas e lindas - explicou Peter -, e elas suspendem você no ar. " — Capítulo 3, página 68.

" O sr. Darling, a sra. Darling e Naná chegaram tarde demais ao quarto das crianças. Os pássaros haviam escapado." — Capítulo 3, página 70.

"Ho-ho, ho-ho, a linda prancha
Feita para caminhar,
Ela desaba, você acaba
No meio das ondas do mar!" — Canção de piratas, capítulo 15, página 185.



(Créditos das imagens: todas as imagens foram tiradas do Google)

14 comentários:

  1. A história do Peter Pan SEMPRE me encantou, amo demais. To louca pra ver o novo filme dele que vai estrear <3 Amei sua resenha, nunca li o livro.


    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já vi o filme, mas nunca li o livro, pretendo ler.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Peter Pan é ótimo, eu amo demais tanto o livro quanto o filme.
    É mesmo, quem nunca quis visitar a Terra do Nunca? >333<
    Adorei a resenha.
    Beijos da Ali ~ chandeli-er.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ri na parte do "Tome vergonha na cara", rs.
    Eu amo demais a história do Peter Pan, acho linda.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li peter pan. :( (desculpa mundo) mas assim que tiver oportunidade vou ler sim!!!
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    beijos. <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, o livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Aiiinn *-*
    Peter Pan também é um dos meus favoritos, junto com O Pequeno Príncipe, Poliana e Don Quixote <3
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li esses outros que você citou, mas quero ler Poliana <3

      Excluir