17/11/2015

Resenha: Bang Bang, Você Morreu (Filme - Teatro)

| |
Há anos eu assisti pela primeira vez o filme Bang Bang, Você Morreu. Esse filme mexeu comigo de tal forma que se tornou um dos meus preferidos. Ele trata de assuntos tão sérios de um jeito tão real, tão profundo. E quando assisti, eu estava em uma fase difícil na escola (mas para ser sincera, nunca tive uma "fase boa" na escola), e me identifiquei muito. Uma parte de mim morria de medo de chegar ao ponto que Trevor, o personagem principal, chegou, mas outra parte o entendia completamente, havia chegado ao máximo, como ele. Sofria o que ele sofria. O bullying é bem mais complexo do que parece. 
Já deveria ter escrito sobre esse filme há tempos, então vamos lá. 

Jovens podem ser mais cruéis que todos. Naturalmente cruéis. As palavras de Trevor Adams, que já foi um estudante exemplar, refletem suas experiências no colégio. Ele era vítima de tão traumatizante perseguição que ameaçou destruir o time de futebol da escola. Mas a salvação veio através do Sr. Duncan, o professor de teatro, que ofereceu a Trevor o papel principal de sua peça, o lado da bela Jenny Dahlquist. O professor e a garota tentam ajudá-lo a manter-se na linha. Mas há um risco: o sombrio enredo sobre assassinos em um playground, combinado com o passado problemático de Trevor, faz com que os pais tentem vetar a peça. Se eles conseguirem é possível que a voz de Trevor jamais seja ouvida e isso pode detonar uma bomba-relógio humana.

"Poderosamente o filme aborda de uma maneira simples como o preconceito – Pré-Conceito – pode ser fatal nas ações de qualquer pessoa, principalmente de um estudante. A taxação de ‘burro’, ‘feio’, ‘chato’, ou englobando o famoso ‘Bullying’, pode justamente levar a pessoa a cometer ou a ser aquilo que já se pensa sobre ela. Julgar é o primeiro passo para ver a ação se concretizar. No filme a figura de  Trevor Adams, é dada como maluco, psicótico, problemático, mau filho, mau aluno, má pessoa. Embora fosse este o destino do garoto traçado pelas pessoas à sua volta, inclusive seus pais, o jovem, com a ajuda de uma câmera caseira, consegue mostrar que nada do que as pessoas pensam cai somente sobre ele. O verdadeiro culpado nem sempre é o principal acusado. Conhecer realmente os fatos, ir a fundo dos acontecimentos pode fazer o autor de um disparo à tiro ser inocentado." - Fonte.

Atualmente o bullying é tão comentado que, às vezes, tenho a impressão que todos sofrem bullying e, NA MINHA OPINIÃO, isso faz com que o REAL significado dessa palavra se perca. Existe uma diferença gigantesca entre brincar de dar apelidos aos seus amigos e se trancar no banheiro por não se sentir aceito. Não quero desvalorizar ninguém, só desabafar mesmo, sabe?!

Incrível, totalmente incrível. O filme me passou tanta emoção, sabe? Não é como a maioria dos filmes de bullying que já assisti, esse me tocou mais por ser mais próximo da realidade, por eu ter me identificado com ele por sofrer bullying na escola, por toda a emoção do elenco e todo o trabalho maravilhoso.

Semanas atrás li o roteiro da peça. Não vou dizer com certeza que esse é mesmo o roteiro, só que eu procurei bastante na internet e encontrei esse PDF (quem quiser baixar, o link está no fim do post) em português.
Enquanto no filme temos uma história de um garoto que irá encenar a peça Bang Bang, Você Morreu, no roteiro temos só a peça em si. Tem um trechos dela no filme, o que é bem legal.
Uma peça maravilhosa que eu teria muito orgulho de fazer parte do elenco, mas acho muito difícil que na cidade onde moro alguém tenha interesse na peça. Sabe quando algo real demais incomoda?! Então!

Mas é isso, sei lá se eu consegui colocar aqui tudo o que queria, hahaha, mas assistam o filme, leiam a peça, vale muuuuito a pena. 



 


18 comentários:

  1. oi!

    só pela sinopse eu fiquei bem curioso pra saber mais sobre a história, tanto é que salvei teu post. provavelmente verei o filme à tarde, porque ando procurando algo do tipo pra me entreter.

    sobre o bulllying, quem é que não passou ou passa por isso? a solução, ao meu ver, estar em não se deixar abalar com as atitudes de gente baixa e idiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti sim, é muito bom! É um filme um tanto pesado, mas é incrível!

      Excluir
  2. Oi, lá no meu blog tem uma tag que eu mesmo criei, sinta-se desafiada a respondê-la aqui no seu blog, ok?

    Link da tag:
    http://sacoliterario.blogspot.com.br/2015/11/tag-whatsapp-literario.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Vou responder sim, obrigada por indicar, estava mesmo procurando alguma tag para responder :)

      Excluir
  3. Nossa, não conhecia ainda, mas achei muito interessante e fiquei com vontade de ver o filme!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a dica! Não conhecia o filme, mas me interesso pelo tema.
    Realmente parece que todos já sofreram bullying em algum momento, mas o que difere é a intensidade e a maneira de lidar com a situação. Meu conselho é sempre procurar o auxílio de um psicologo.
    Assistirei ao filme:)
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    Adorei o layout. Ficou bonitão mesmo.
    Pela sinopse, eu fiquei interessada pelo filme e, depois da sua resenha, já estou desesperada procurando ele no netflix hahahahah
    Um filme que me marcou quando assisti na escola foi Sociedade dos Poetas Mortos e Diários de Motocicleta. Até hoje, são uns dos meus filmes preferidos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Flor, não sei se você vai encontrá-lo no Netflix, não é um filme muito conhecido. Mas tem no YouTube se quiser :) Não assisti esses filmes, mas me interessei por eles <3

      Excluir
  6. Parece bem interessante o filme!
    Não tinha ouvido falar! beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que falar sobre o bullying é algo muitooo importante, já fiz até um post no blog com filmes e músicas que falam disso. Fiquei curiosa para ver esse, parece ser muito forte! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      É, achei ele bem forte, bem pesado para ser sincera, mas real.

      Excluir
  8. Logo de cara vi que tinha mudado o lay hahaha, antes era do lado direito os posts, né? Ficou lindo assim tb!
    Então, nunca ouvi falar desse filme, mas curto obras que abrangem o tema de bullying, é muito importante. Imagino o quanto deve ser um filme doloroso e intenso, vou procurar ele pra assistir!

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Sim, agora que eu me toquei, hahaha, os posts eram do lado direito.
      Esse filme é muuuuito bom! Doloroso e intenso também.

      Excluir
  9. Não conhecia ainda, fique curiosa pra assistir. Amei o layout novo <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir